Imagem do NEJM ([link](https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm2209172)): Mulher de 54 anos com câncer de mama metastático apresentou dor na região direita da mandíbula há 4 meses. Nos últimos 10 meses, ela vinha recebendo denosumabe (Prolia) na dose de 120 mg a cada 4 semanas para prevenir complicações relacionadas a metástases ósseas.
Ao exame físico, foi observado inchaço na região da mandíbula com uma fístula oral (Painel A). Na avaliação da
cavidade oral, foi observada uma região óssea com área exposta apresentando sinais de necrose (Painel B). Ela tinha vários dentes perdidos e periodontite. A radiografia panorâmica mostrou uma borda radiolúcida mal definida com sequestro sobre a mandíbula direita (asterisco, Painel C). Foi feito o diagnóstico de osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos, complicada por infecção secundária com formação de fístula extraoral.
![](</Texto osteonecrose.webp>)
A osteonecrose da mandíbula relacionada à medicação é uma complicação incomum, mas grave, do tratamento com inibidores de osteoclastos, como denosumabe e bifosfonatos. Os fatores de risco incluem procedimentos cirúrgicos na cavidade oral, má higiene oral e doenças dentárias. Não ocorre comumente com o uso de medicamentos antirreabsortivos em doses mais baixas para condições como a osteoporose. A paciente foi submetida a desbridamento cirúrgico e sequestrectomia, período durante o qual o tratamento com denosumabe foi interrompido e foram administrados antimicrobianos e enxaguantes orais. A terapia com denosumabe foi reiniciada e, no acompanhamento de 1 ano, os sintomas foram resolvidos.
###### Opinião Nefroatual:
Este é um caso que ressalta a importância de termos atenção à saúde da cavidade oral de nossos pacientes, não
apenas aqueles que receberão tratamento com agentes antirreabsortivos (denosumabe/bifosfonatos), mas também pacientes em programas de diálise e transplantados renais.
Para pacientes em diálise utilizamos uma doses muito menores, 60mg 6/6 meses, mas certamente solicitar
avaliação e acompanhamento com equipe de odontologia pode auxiliar a prevenir eventuais complicações.