Caso clínico disponível aqui (**[link](https://www.kidneymedicinejournal.org/article/S2590-0595\(22\)00067-X/pdf)**)
Paciente de 40 anos se apresenta com piora de hipertensão de início recente, há quatro meses ela havia sido submetida à duodenopancreatectomia devido neoplasia pancreática. O rim esquerdo necessitou de deslocamento manual para facilitar a remoção do tumor e otimizar a radioterapia. Uma tomografia computadorizada pós-cirúrgica mostrou uma área ampla de hipoperfusão segmentar na face inferior do rim esquerdo (Fig. 1, seta).
Realizado investigação da atividade de renina plasmática e do nível sérico de aldosterona que foram 8,4 ng/mL por hora e 18 ng/dL, respectivamente. O uso de losartana normalizou a pressão arterial. Imagens subsequentes mostraram evolução para atrofia cortical do parênquima previamente isquêmico (Fig. 1C, seta). Após vários meses, sua pressão arterial voltou ao normal; a losartana foi descontinuada.
![](</tc isquemia renal.webp>)(A) Uma tomografia computadorizada pré-procedimento do abdômen e pelve com contraste intravenoso com rins simétricos (seta). (B) Tomografia computadorizada do 6º dia pós-cirúrgico com uma nova região se hiporealce na região inferior polo do rim esquerdo consistente com hipoperfusão/infarto renal (seta). (C) Tomografia computadorizada 5 meses após a cirurgia com atrofia focal do polo inferior do rim esquerdo (seta).
Este caso ilustra o desenvolvimento de hipertensão devido isquemia renal, seguido de restauração da normotensão, após a perda definitiva do parênquima produtor de renina afetado. A hipertensão renovascular afeta 1%-5% da população pacientes com hipertensão. Independentemente da etiologia, **uma queda de pressão de 20 mm Hg distal a lesão que limita o fluxo sanguíneo pode estimular a liberação de renina, potencialmente produzindo hipertensão.**
A hipertensão renovascular é frequentemente causada por estenose aterosclerótica da artéria renal ou displasia fibromuscular; no entanto, outras condições raras que limitam a perfusão aos rins, como a manipulação externa, têm foi descrito, neste caso é apresentado uma causa incomum caso de hipertensão autolimitada causada por manipulação cirúrgica com constrição da artéria renal, a hipertensão foi autolimitada após evolução para isquemia renal completa.