O uso de inibidores de checkpoint imunológico (IC) tem sido associado a uma série de anormalidades eletrolíticas, sendo a hiponatremia a mais prevalente. A prevalência encontrada nos principais estudos são:
* Hiponaatremia (9-62%)
* Hipocalemia (\~19%)
* Hipercalcemia (0,7-15%)
* Hipocalcemia (1%)
* Hipofostafemia (2-3%)
Quando avaliamos a hiponatremia, os ensaios clínicos randomizados (RCTs) indicam uma baixa incidência (1-9%), mas dados de mundo real mostram taxas muito mais elevadas, entre 54-60%. A principal causa de hiponatremia é a síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIAD), embora seja difícil determinar se ela é mediada pelo câncer ou pela terapia. Outras causas incluem endocrinopatias imunomediadas, como hipofisite, adrenalite e tireoidite, condições que costumam ser irreversíveis e requerem tratamento a longo prazo.
A hipocalemia é a segunda anormalidade eletrolítica mais comum, muitas vezes resultante de perdas gastrointestinais, como nas colites, ou de perdas renais devido à acidose tubular renal proximal ou distal. A hipercalcemia relacionada aos IC é a terceira anormalidade eletrolítica mais observada, com possíveis mecanismos associados a doenças endócrinas, granulomas semelhantes aos da sarcoidose e hipercalcemia humoral relacionada ao PTH após o início da terapia com IC. Esses mecanismos, no entanto, podem não estar diretamente relacionados ao uso dos IC. Por fim, a hipocalcemia é uma ocorrência relativamente incomum em pacientes tratados com inibidores de PD-1, com uma taxa de incidência agregada de 1%. Nesses casos, o mecanismo subjacente pode estar relacionado ao hipoparatireoidismo, devido a danos imunomediados ou à presença de anticorpos ativadores do receptor sensor de cálcio.
Impacto Prático: Os IC podem induzir anormalidades eletrolíticas significativas, como hiponatremia e hipocalemia, que exigem uma abordagem cuidadosa e monitoramento contínuo para evitar complicações graves. O reconhecimento dessas alterações é essencial para o manejo eficaz dos pacientes.
Bibliografia sugerida: Diagnosis and Management of Immune Checkpoint Inhibitor-Associated Nephrotoxicity: A Position Statement from the American Society of Onco-nephrology ([link](https://www.kidney-international.org/article/S0085-2538\(24\)00724-5/fulltext))