Confere esse desafio diagnóstico publicado no NEJM (link aqui)
Paciente de 62 anos admitido com quadro de dores musculares e fraqueza em membros inferiores há 01 mês,
associado com perda ponderal de 10 kg. No exame físico, identificado redução de sensibilidade em membros inferiores, porém sem alterações na pele ou sensibilidade abdominal. Os exames laboratoriais identificaram apenas elevação de marcadores inflamatórios (PCR/VHS).
Realizado tomografia computadorizada de tórax, abdômen e pelve, porém sem achados dignos de nota. Os
testes para anticorpos citoplasmáticos antineutrófilos (ANCA) foram negativos. Foi realizada angiografia abdominal (imagens abaixo).
![](</Caso clinico NEJM.webp>)
Qual seria uma outra condição está associada ao diagnóstico deste paciente?
A. Leucemia Linfocítica Crônica
B. Hepatite B
C. HIV
D. Lupus Eritematoseo Sistêmico
E. Tuberculose
As sorologias para hepatite B foram negativas para este paciente. Foi iniciado tratamento com glicocorticóides orais e ciclofosfamida para poliarterite nodosa (PAN). Dez dias depois, ocorreu perfuração intestinal, o exame histopatológico do cólon ressecado mostrou infiltração neutrofílica e necrose fibrinóide das paredes das
artérias de médio calibre, além de ruptura da lâmina elástica interna. No acompanhamento, 5 meses após a apresentação, a angiografia mostrou resolução das alterações vasculares. Resposta letra B
A poliarterite nodosa (PAN) é uma vasculite necrosante sistêmica que geralmente afeta artérias musculares de
médio calibre, com envolvimento ocasional de pequenas artérias musculares. Clinicamente os pacientes com PAN apresentam sintomas sistêmicos (fadiga, perda de peso, fraqueza, febre, artralgias) e sinais de acometimento sistêmico (lesões cutâneas, hipertensão, insuficiência renal, disfunção neurológica, dor abdominal).
Ao momento do diagnóstico é importantíssimo avaliação das sorologias para hepatite B e C, principalmente antes de iniciar o tratamento imunossupressor, já que a abordagem terapêutica pode mudar completamente. A hepatite B tem sido associada à poliarterite nodosa (PAN) em alguns casos. A PAN é uma doença autoimune que envolve inflamação dos vasos sanguíneos de pequeno e médio calibre. A infecção crônica pelo vírus da hepatite B pode desencadear uma resposta autoimune. No entanto, é importante notar que nem todas as pessoas com hepatite B desenvolverão PAN, e a relação exata entre as duas condições ainda não é totalmente compreendida.