Múltiplos cistos renais pequenos, qual a etiologia?
Caso clínico no NEJM disponível [aqui](https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm1709438)
Um homem de 59 anos, com histórico de transtorno bipolar, foi internado no hospital após traumatismo secundário a queda. Ele recebeu o diagnóstico de múltiplas fraturas na cabeça e na coluna, as quais foram tratadas de forma conservadora.
Durante a internação, foi observado um quadro de poliúria, com eliminação de 4 a 6 litros de urina por dia. O paciente tinha um histórico de uso de lítio por 27 anos, tendo interrompido o uso há 8 anos antes da apresentação atual, devido a um quadro de hiperparatireoidismo leve e disfunção renal (creatinina sérica de 1,5 mg/dL).
Enquanto esteve imobilizado no hospital, seus níveis séricos de sódio aumentaram de 138 mmol/L para 149 mmol/L, com uma osmolalidade urinária inadequadamente baixa (262 mOsm/Kg). A osmolalidade urinária não aumentou com a administração de desmopressina, o que confirmou o diagnóstico de diabetes insípido nefrogênico.
Como parte da avaliação, foi realizada uma tomografia computadorizada de abdome e pelve com contraste, e os resultados mostraram numerosos cistos renais pequenos no córtex e medula de ambos os rins \[Figura A]e \[Figura B].
![](</figura de litio.webp>)
Foi estabelecido o diagnóstico de Nefropatia induzida por Lítio
O uso crônico de lítio pode causar nefropatia tubulo-intersticial, que pode ser visualizada em exames de imagem por meio de múltiplos cistos renais pequenos. O manejo da condição deste paciente incluiu uma dieta pobre em sal e uma ingestão mais liberal de líquidos.