Recentemente foi publicado no NDT o estudo “Higher beta-hydroxybutyrate ketone levels associated with a slower kidney function decline in ADPKD” ([link aqui](https://watermark.silverchair.com/gfad239.pdf?token=AQECAHi208BE49Ooan9kkhW_Ercy7Dm3ZL_9Cf3qfKAc485ysgAAA2MwggNfBgkqhkiG9w0BBwagggNQMIIDTAIBADCCA0UGCSqGSIb3DQEHATAeBglghkgBZQMEAS4wEQQMb-GKT8BdWp0Nj3s1AgEQgIIDFvCffUMjliqHBkI3kS42SjaakZIXqTrazN5klptkQwvgSqkXzWtx98Ta0-mP_JLvQSt4UaBkKr4xc_P5OTWuSvqHUHkHBUSYDW9fNQ8x9G2_fmptH3WvmoPX6zpmXoLBSrpXWZAuGg_3OyJG1YGbESwXapi2LY_7gPTY_98vnKUZ0APDKxMmW4Ew7Ym8p41GgoHbNq6JlkX7RXf9O7RhPHnzuCNAETlDalg_FZXsZYDQ0Sh38jYZ6ssYwr7E5bDjJ55bbFiALlb3ClBa5FGBDG3Z_mQyKKOwPuLaaCTNvKKsZNnuvScHOoiumYRmZhh9iMojQIymcWThqFKZgtJVw64tLEEGZzZk0zSNBUwF0Bq5P7DhK8M9K8VHFjOEWMV_Uo3IGXWTvn6TjJ-NqTgYyXZhoXlKWcJ8eFi3XSOns2q3gXCirXU2PevfOopY16eXs6CXY6G3iJTrfe3rilUpoSIIcBszxsB2QqdVPbWFTEt6DzZhrz847Rt94jwCVsCzRNzt2QNEl1pPi9_VSI6tXQS88Jp74EN05W-ZlV5lk-I3flGGC4tkZ_z0fXTmZ6dxCPGBaLNQR-e4mVNByotdstx4lGOd8FPN62GorDRelB0viH5Kw0iU5R99oRhdunPwLPuyTG7A61Y7WZMwolEKHjCzK-9G-UQHLq89-wILpJqEcSGEElup2WymnNkhtc0n_qO9hiDmQqAlD1vEWXNut0cAEWQkZFcpAPnCNrahte8vzYjVxVEZqvMcfdDhNae-n2Zzo0wG67YYkwOHAI-SyN_HG_uahDdvhf1M3hOKLkY9IrV6BvFchBr9mnLKq6PVHt1M2lHxOaNogAdNKLg9dcoQ6gU69_EHHokO_sSnnLtvFX2pbtLOSfr2kUmqXqL-9voTlstdt3AvbarDVL1Pvt2wZdGwru73TkT1rPaLZ028dsdToi2mhxCfAqwX5eXPZkZMkWqJIb8dJb3VftM3iaj6SCu6tHAfhKdkj21Q1ay3WddonqrWFRIF3opHfiFkmyANP-l1JoueDt56d1xFq_F6xWSucQ8)) Este foi o primeiro estudo de epidemiológico de associação entre níveis de BHB e declínio de função renal na DRPAD.
Vamos entender o racional deste estudo:
As células dos pacientes com DRPAD possuem o metabolismo da glicose desregulado e dessa forma dependem principalmente da glicose/glicólise aeróbica, semelhante ao Efeito Warburg das células cancerígenas.
Portanto, as células do cisto renal usam outros metabólitos energéticos, como corpos cetônicos, de forma ineficiente. Os corpos cetônicos são formados no fígado quando os níveis de glicose estão baixos, ocorrendo estimulo para secreção de glucagon e redução da secreção de insulina. Ocorre em situações jejum, dieta cetogênica ou exercícios de longa duração.
Acredita-se que o aumento da cetogênese pode reduzir a progressão da doença renal, diminuindo a disponibilidade de glicose, o que poderia reduzir o crescimento do cisto e influenciando as vias de sinalização. Em
estudos experimentais, as intervenções cetogênicas reduzem com sucesso a progressão da doença renal policística, possivelmente pela redução da disponibilidade de glicose nas células tubulares renais e reduzindo a ativação da via mTOR.
Quando existe um estado de cetogêse ocorre um influxo de ácidos graxos para o fígado e aumento da síntese de corpos cetônicos, como BHB, acetoacetado e acetona. O BHB pode suprimir o estresse oxidativo, reduzir inflamação, fibrose e progressão da DRPAD.
Esse estudo foi desenhado par avaliar se existe relação entre os níveis de beta-hidroxibutirato (BHB) e progressão da doença em pacientes com DRPAD.
Para isso foi avaliado o nível de BHB em 521 pacientes com DRPAD. Foram utilizados dados dos pacientes do estudo DIPAK (Developing Intervention Strategies to Halt Progression of ADPKD), que estuda a evolução da
doença. Foram excluídos pacientes em tratamento com análogos de somatostatina, tolvaptam ou que desenvolveram diabetes, variáveis que podem alterar a progressão da doença.
A população estudada possuía mediana de idade de 47,3 anos, uma TFGe média de 63,3 mL/min/1,73m² e uma mediana de BHB de 94 umol/L. Variáveis que se associaram com níveis mais elevados de BHB foram sexo feminino,
níveis de glucagon, glicose, copeptina e HbA1C.
Não foram observadas associações entre os níveis de BHB e TFGe ou volume renal total (TKV) em relação ao baseline. Porém, na avaliação longitudinal foi observada relação entre níveis de BHB e declínio na TFGe.
Para cada duplicação nos níveis de BHB foi identificado redução da taxa de declínio da TFGe em 0,35 mL/min/1,73m². Essa associação melhorou após ajustes de sexo, idade, copeptina e tipo de mutações em PKD.
Não foram observadas associações entre níveis de BHB e htTKV.
##### OPINIÃO NEFROATUAL
Esse é um estudo interessante que mostra que uma maior concentração de corpos cetônicos (BHB) se associou com menor declínio da TFGe em pacientes com DRPAD. Essa lentificação da perda de função renal foi
independente da taxa de crescimento cístico, já que não se identificou correlação com htTKV.
A importância desse estudo é que favorece fortemente hipótese de que intervenções que induzem cetogênese podem ser uma estratégia futura de tratamento. Futuramente o aumento dos níveis de beta-hidroxibutirato (BHB)
através de dieta ou medicamentos podeão reduzir a taxa de progressão da doença em pacientes com DRPAD.
Dados preliminares do KETO-ADPKD study (link), que avaliou 63 pacientes que fizeram uso de dieta cetogênica, mostraram aumento da TFGe em pacientes tratados quando comparado ao controle.
E o que podemos fazer de forma prática no nosso consultório?
Utilizando racional desse estudo e outras evidências disponíveis, devemos rastrear os pacientes com sobrepeso/obesidade e considerar restrição calórica para perda de peso. Ao tentar perder peso, recomenda-se um
déficit energético moderado de cerca de 30%, que pode ser calculado usando a Taxa Metabólica de Repouso do paciente (fizemos um post sobre esse tema aqui).