A acidose metabólica é uma complicação comum na doença renal crônica (DRC), os pacientes com DRC e acidose possuem maiores complicações relacionadas a doença mineral óssea e perda de massa muscular, além disso alguns estudos mostram uma associação com complicações cardiovasculares e aumento do risco de mortalidade.
Esta meta-análise conduzida por Yang et al. ([link aqui](https://journals.lww.com/cjasn/fulltext/2024/08000/sodium_bicarbonate_treatment_and_clinical_outcomes.7.aspx)) investiga os efeitos do tratamento com bicarbonato de sódio oral sobre os resultados clínicos em pacientes com DRC e acidose metabólica.
Foram analisados dados de quatorze estudos randomizados, abrangendo 2.037 pacientes, para avaliar o impacto do tratamento com bicarbonato de sódio na taxa de filtração glomerular estimada (TGFe), taxas de hospitalização, pressão arterial sistólica (PAS), mortalidade por todas as causas e circunferência do músculo do braço médio
(CMBM). O desfecho primário foi a mudança na TFGe.
Resultados:
* Função Renal: A suplementação com bicarbonato de sódio foi associada a uma melhora significativa na TFGe
(diferença média padronizada \[DMP], 0,33; P=0,03). Isso sugere que o bicarbonato de sódio pode ajudar a retardar o declínio da função renal em pacientes com DRC e acidose.
* Hospitalização: Pacientes que receberam bicarbonato de sódio apresentaram menores taxas de hospitalização (OR, 0,37; P\<0,001), indicando um benefício potencial no tratamento com bicarbonato de sódio.
* Massa Muscular: Houve um aumento considerável na circunferência do músculo do braço médio (DMP, 0,23; P=0,003), sugerindo que corrigir a acidose metabólica pode ajudar a melhorar ou manter a massa muscular nesses pacientes.
* Pressão Arterial Sistólica: No entanto, o tratamento foi vinculado a um pequeno aumento na PAS (DMP, 0,10;
P=0,03), um fator que deve ser considerado ao prescrever essa terapia devido à potencial exacerbação da hipertensão.
* Mortalidade e Eventos Cardiovasculares: Não foram observadas diferenças significativas na mortalidade
por todas as causas ou eventos cardiovasculares.
O estudo ressalta a necessidade de equilibrar os benefícios do tratamento da acidose com possíveis efeitos
colaterais, como piora da hipertensão. Existe a necessidade de estudos adicionais para definir o uso do bicarbonato de sódio nesta população de pacientes, especialmente após as últimas recomendações do KDIGO 2024 ([confere esse POST](https://www.nefroatual.com.br/nefroupdates/posts/nvel-de-bicarbonato-na-drc-o-que-h-de-novo-no-kdigo-2024)).
Opinião nefroatual:
Esta meta-análise sugere que o bicarbonato de sódio pode ser uma intervenção eficaz para retardar a progressão
da doença renal e aumentar a massa muscular em pacientes com DRC com acidose metabólica, embora devamos ter um monitoramento cuidadoso da pressão arterial. Sabemos que as complicações associadas à acidose ocorrem especialmente quando o bicarbonato sérico está abaixo de 18 mEq/L, sendo esse um valor que utilizamos para indicar o tratamento com bicarbonato de sódio.
Os Nefrologistas devem considerar esses achados no tratamento da DRC, pesando os benefícios da correção
metabólica contra potenciais aumentos na pressão arterial sistólica. Diante das controvérsias dos últimos anos do tratamento da acidose metabólica na DRC, qual a sua opinião?
Como vocês vêm manejando os pacientes no consultório?